E quem são esses agora, Arabella?

— Ah, este é o sehr bekannte, o famoso Fritz Müller. Ele foi amigo de Charles Darwin, que o apelidou de “Príncipe dos Observadores”.
É o biólogo mais expressivo no Brasil no século XIX, um exemplo de competência científica. Chega como imigrante alemão à colônia Blumenau em 1852, confirmando que escolheu o Brasil por causa da sua rica flora e fauna. Foi naturalista viajante do Museu Nacional entre 1876 e 1891. Durante 17 anos, Müller trocou cerca de 60 cartas com Darwin.

— Ele tem uma cara boa. 

O biólogo Fritz Müller (1822-1897)

“O senhor fez um admirável serviço pela causa em que ambos acreditamos. Muitos de seus argumentos me parecem excelentes, e muitos de seus fatos, maravilhosos […] Permita-me novamente agradecer-lhe cordialmente o prazer que tive derivado de seu trabalho e expressar minha sincera admiração por suas valiosas pesquisas.”

Carta de Darwin para Fritz Müller, 10.08.1865

Extração e processo de defumação de látex no século XIX. Fotos de Joseph Maria Feichtner

— Não só com Darwin ele se correspondeu, participava de muitos debates científicos ao redor do mundo por cartas.
Escreveu o livro Para Darwin (1864). A partir de seu estudo sobre crustáceos, é considerado o primeiro a reunir provas da teoria da evolução das espécies. 

— E estas fotos? São de extração de látex em seringais, não?

— Exatamente, Irani. São fotos de Josef Maria Feichtner. Veio de Augsburgo em 1896 para trabalhar em uma empresa boliviana por quatro anos na fronteira com o Brasil. Fez um relato autobiográfico sobre suas viagens de Belém até a Bolívia, narrou conflitos pela região do Acre e aspectos do comércio local.
Reuniu um material rico, com fotos e detalhes, muito precioso para as futuras gerações.

— Incrível isso tudo. De quem mais você ainda se lembra?

— Bom, temos ainda o conhecido Hermann Blumenau, que fundou a colônia Blumenau; Carl Rath, geólogo e engenheiro em São Paulo; Hermann Burmeister, naturalista que viajou pelo Brasil e foi diretor do Museu de História Natural da cidade de Buenos Aires, Argentina; e o naturalista Hermann von Ihering, diretor do Museu Paulista. 

— Gostei de tudo, Arabella.
Foram maravilhosas essas aventuras!
Agora eu queria voltar para a minha casa, vamos?  Ainda tenho tarefa de casa para fazer hoje.

Vamos sim!
Século XXI… aí vamos nós!


Assista ao filme de curta-metragem Fritz realizado em 2010 e inspirado na história do naturalista alemão Fritz Müller (1821-1897):

Blumenau

Hermann Blumenau (1818-1899) foi o fundador da famosa colônia alemã Blumenau, em Santa Catarina. Hoje, a cidade de Blumenau é famosa pela sua Oktoberfest, a segunda maior do mundo, perdendo somente para a de Munique.

Foto de Hermann Blumenau.
[Acervo Blumenau-Gesellschaft].

Hermann von Ihering (1850-1930) foi diretor do Museu Paulista entre 1894 e 1915. Chegou ao Brasil em 1880 e trabalhou como viajante-naturalista para o Museu Nacional até 1891. Autor de várias publicações e livros de história natural e etnografia.

Fotografia de Hermann von Ihering. [Acervo do Instituto Martius-Staden].