Wunderschön:
as maravilhosas viagens
de Arabella e Irani

Viajantes e pesquisadores alemães no século XIX

Hallo! Eu sou a Arabella, a ararinha-azul!

Sou uma das poucas e raras ararinhas-azuis no mundo, sabia? Sou considerada extinta na natureza, agora só existo em cativeiro. Nasci em Munique, na Alemanha.
Você assistiu àquele filme Rio? Olha, não sou tão famosa quanto aquelas araras do filme, mas é muito legal que você possa me ouvir também, não é?

Fauna e flora brasileiras pelo artista alemão Johann Moritz Rugendas

Oi, eu sou a Irani,
tenho 14 anos.

    Eu nasci em São Paulo mesmo. Gosto de aventuras e da natureza. Conheci a Arabella nas redes sociais.
   Sou fascinada por araras-azuis. Sabia que existem poucas no mundo?
    Eu acho as ararinhas-azuis as mais bonitas do mundo!

— A beleza só trouxe problemas para a espécie: elas foram caçadas ilegalmente por décadas. Seu habitat natural também foi destruído. Antes elas voavam livres no norte da Bahia, na região de Curacá e Juazeiro.
“Agora só existem em cativeiro em poucos países. A Arabella veio falar comigo porque precisava de uma guia brasileira.”
Nós duas juntas iremos… voltar no tempo! Nós duas decidimos conhecer outras pessoas que viajam, mais especificamente os viajantes alemães do século XIX!

Jawohl! Isso aí! Vamos usar uma máquina do tempo!

É uma viagem muito perigosa, Irani! Por isso, assim como os viajantes alemães no século XIX, vou precisar de uma guia local que fale bem Portugiesisch, hoho. 

Queremos viajar no tempo e compreender como outros viajantes faziam para se locomover por grandes extensões de terra, sem celular, sem GPS. Entender o que os movia, qual o desejo que possuíam de ir tão longe e passar por aventuras tão arriscadas.

Venha, vamos traçar a nossa rota!