Hum, de acordo com o mapa, este é o rio Japurá, lugar pelo qual Carl Friedrich von Martius passou.

Imagem do rio Japurá , Atlas de Spix e Martius

Mapas contrastam a Mata Atlântica original e a remanescente hoje.
A percepção de Martius e Spix é visionária, pois o Estado somente começou a se preocupar com o desmatamento na segunda metade do século XX,
150 anos depois. Atualmente, na região, vivem 145 milhões de brasileiros.

Genau. Exato. A expedição viajou por quatro dos seis biomas do Brasil:

• a Mata Atlântica, exuberante e com uma incrível biodiversidade;
• o Cerrado, conhecido como a savana mais rica do mundo;
• a Caatinga é um bioma com secas prolongadas e vegetação adaptada a esses extremos;
• a Amazônia, um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde estão mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra. Você sabe quais são os outros dois biomas?

— Claro! Faltou visitarem o Pantanal e o Pampa, que ficam mais ao oeste e ao sul do país.

Wunderschön, maravilha, Irani! Sendo Spix zoólogo e Martius botânico, eles estudaram a fundo a fauna e a flora do Brasil.

— Seguiram o exemplo do Humboldt, certo?

— Sim. Inclusive, interessaram-se pelas populações indígenas. Em sua descrição dos povos da Bahia e de Minas Gerais há certa avaliação civilizatória.
    Talvez tenham sido até influenciados pelas conversas com sacerdotes locais.
    Entretanto, ao encontrar indígenas amazonenses, os costumes são relatados com mais objetividade, como se, por fim, tivessem encontrado uma certa compreensão e respeito pela cultura e a vida dos moradores da região amazônica. 

— Melhor assim. O Martius escreveu aquele livro, Frey Apollonio: um romance do Brasil, contando as histórias da Amazônia. Eu folheei na biblioteca.

— Esse mesmo, Irani. É incrível como já se preocupavam com “a mão civilizatória”, que “pode prejudicar a natureza do país”.  Relatam isso ao visitar as minas de ouro e ferro em Minas Gerais. Imagina se eles vissem os desastres em Mariana, de 2015, e em Brumadinho, de 2019. Também alertam para o desmatamento.

Indígenas, Atlas de Spix e Martius

— Estariam desolados em ver o que aconteceu com a Mata Atlântica hoje. Bom, Arabella, vamos seguir viagem. Qual a próxima expedição que conheceremos?

Uma com muitos artistas! Vamos lá!

Cerrado

Vídeo em animação sobre o Cerrado produzido pela WWF-Brasil. Conheça as características desse bioma brasileiro, com suas riquezas e ameaças a que está submetido.

O Mapa de Biomas do Brasil, resultado da parceria entre o IBGE e o Ministério do Meio Ambiente, traz um panorama da vegetação brasileira:

Mapas do e-book disponível gratuitamente em:
http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_chm_rbbio/_arquivos/mapas_cobertura_vegetal.pdf

No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento da barragem de mineração do Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, Minas Gerais. Os seus rejeitos seguiram em direção ao rio Paraopeba e, no caminho, destruíram instalações da Vale, mineradora responsável pela barragem, casas, plantações, riachos e rodovias, causando um grande número de mortes.
Confira o especial da rede pública TV Brasil sobre o tema:
Caminhos da Reportagem – Brumadinho: Vale de lama