Uau! Isso é que é uma Máquina do Tempo? É incrível!

Wunderschön, nicht wahr?
É maravilhosa, não é? Vamos fazer viagens fascinantes juntas!

— Para qual época vamos, Arabella?
    Pesquisei que existem dois períodos: um primeiro período, do começo do século XIX até 1840. E o segundo período, de 1870 até o começo do século XX.
    Há um intervalo entre as viagens, pois o continente africano também despertou a curiosidade de viajantes e cientistas da Europa.

Genau, isso! Viajantes sempre querem visitar lugares novos. Queriam conhecer novas espécies. O Brasil, na primeira metade do século XIX, foi um dos países mais visitados pelos europeus. A ciência era responsável por revelar um mundo completamente diferente. Irani, era quase como ir a um outro planeta! 
    Para Alexander von Humboldt, a natureza nos trópicos é a definição perfeita de romantismo.

— Ele achava os trópicos… românticos?

Nein, não, Irani. Romantismo no sentido de ser um movimento intelectual e artístico, no qual prevalece o sentimento sobre a razão, e a imaginação sobre o espírito crítico. Em que a humanidade é minúscula perante o sublime, diante da imensidão da natureza.

Paisagem da selva tropical brasileira, de Rugendas

Frontispício do Atlas da Viagem pelo Brasil: 1817-1820, de Carl Friedrich Philipp von Martius e Johann Baptist von Spix

Frontispício de Historia Naturalis Brasiliae, de Georg Marggraf (1648)

— Que bonito! Mas você lembra que os europeus também achavam que os indígenas eram selvagens, primitivos e perigosos? A Europa era vista como um “centro do mundo”, onde tudo era progresso, havia cultura. Achavam que nas Américas só havia barbárie, o atraso do “Novo Mundo”…

Ja, sim, lembro. As viagens serviram para mudar esse imaginário aos poucos. Com tantas viagens entre Alemanha e Brasil, imagina quantas cartas, relatos, coleções, gravuras e fotos existiram.

— Bom, quero ver logo a cara desses viajantes alemães!
    Estou muito ansiosa para viajar no tempo. Nem consegui dormir pensando nisso.
    Será que vou conhecer meus antepassados indígenas? Sabia que meu nome, “Irani”, significa “rio de mel” em tupi?
    Eu ia adorar saber um pouco mais sobre minhas raízes. E o que você deseja com essa viagem, Arabella?

— Voar livre pelas florestas imensas e pelos céus azuis!

— Ano de 1800…

lá vamos nós!

Romantismo

“[…] Poderíamos definir, dessa forma, o Romantismo como uma estrutura mental que abrangeu a política, a Arte, a Teologia, a Sociologia, a História, a Economia, enfim, todas as formas de pensamento de determinados grupos sociais, após a ascensão da sociedade capitalista burguesa no século XIX. Os grupos sociais insatisfeitos com essas mudanças sociais eram tanto a nobreza quanto a pequena burguesia, que não conseguia ascender. […] Historicamente, o Romantismo teve início ainda no século XVIII, com nomes como Rousseau na França, Goethe na Alemanha e Richardson na Inglaterra. Mas teve seu auge no século XIX.”

Ver mais em: [SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009.]

 

A primeira fase das expedições é marcada principalmente pela visão eurocentrista (“Europa é o centro da cultura do mundo”) dos seus participantes, que focam nos seguintes aspectos:

A civilização da Europa x A barbárie do Novo Mundo

A natureza exuberante x A cultura europeia

O progresso da Europa x O atraso do Novo Mundo

 

Assista ao documentário “Brasil no olhar dos viajantes”. Dividido em quatro capítulos, o filme traz os relatos estrangeiros das primeiras viagens ao país, realizadas entre os séculos XVI e XIX, e a influência que tiveram na construção da imagem do Brasil na Europa e entre os próprios brasileiros. Diversos viajantes alemães participaram dessa fase de descobertas de um Novo Mundo.

Confira a produção da TV Senado: